Gnocchi de abóbora

Gnocchi de abóbora

Gnocchi de abóbora, uma receita de outono a não perder!

Há muito que andava para experimentar fazer a minha própria receita de gnocchi, até que sobrou uma lata de puré de abóbora da Koro, e decidi que iria ter essa finalidade! Saíram então uns maravilhosos gnocchi de abóbora sem glúten e sem refinados para a mesa!

Confesso que fiz bastante massa (o sufiente para 4 pessoas) e estive ainda algum tempo de volta da massa até acertar na consistência certa para a moldar. Mas no fim tudo deu certo e ficaram muito bons! Se tiverem um par de mãos extra para ajudar, até pode ser uma actividade gira para fazer em família.

Até hoje só tinha provado os tradicionais gnocchi de batata, e por vezes até comprava para desenrascar uma refeição daqueles frescos que se vendem no supermercado, e que alguns são óptimos! Acho que a manteiga no fim, e torra-los na frigideira é fundamental para ganharem aquela crosta deliciosa e caramelizada.

Aventura-te a fazer os teus gnocchis! 

Ingredientes para a mousse: 

  • 250gr de puré de abóbora (usei da Koro código de desconto de 5% NINI5)
  • 200gr de farinha de arroz 
  • 100gr de amido de milho
  • 1 gema de ovo
  • sal q.b.
  • manteiga para tostar
  • cebolinho ou outra erva aromática a gosto

Preparação:

Comecei por pesar todos os ingredientes. 
Numa taça misturei o puré e a gema de ovo e temperar com sal. Adicionei de seguida a farinha de arroz e o amido de milho. Com as mãos amassei até ter uma massa moldável. Para este processo poderá ser necessário ajustar a quantidade de farinhas pois dependerá sempre da quantidade de água que tiver o puré de abóbora, e para isso basta ir adicionando aos poucos mais amido de milho. Vais saber que os gnocchis estão prontos a moldar quando conseguires fazer um rolo sem que se parta.

Quando soube que a massa estiva no ponto, polvilhei a bancada com amido de milho e fiz rolos com cerca de 1,5cm de diâmetro. Cortei com a ajuda de uma faca partes iguais. Depois coloquei na mão e com os dentes de um garfo passei suavemente deslizando sobre cada um para fazer as ranhuras dos gnocchi. Podes ver como fiz no vídeo do post sobre gnocchi que deixei no Instagram.

Coloquei num tabuleiro apenas polvilhado com algum amido de milho à medida que fui fazendo. Quando estavam todos prontos foi a altura de os cozer. Coloquei uma panela com água, sal e um fio de azeite a ferver e fui colocando uns 20 de cada vez. Quando vinham à superfície é porque estavam no ponto e reservei para os saltear com a manteiga.


Este processo é muito simples; 

Numa frigideira antiaderente adicionei uma boa quantidade de manteiga e deixe que derretesse. Adicionei os gnocchi de abóbora e deixei caramelizar todos os lados antes de servir. Sei que tradicionalmente os ghocchi são servidos com salvia mas como não consegui encontrar fresca adicionei apenas um pouco de cebolinho cortado no fim.

Espero que gostes desta receita que fiz com tanto carinho!

aqui outras receitas que te podem interessar!
O que achaste desta receita?
Vê também o post aqui! E partilha connosco as tuas versões marcando-me no Facebook e Instagram.

mousse de figo

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *