Esta receita de arroz de salsichas era a que o meu pai fazia para nós quando éramos crianças, e todos adorávamos este prato!
Quando era pequena o meu pai cozinhava este arroz de salsichas imensas vezes, e bem! Se há receita que me lembro dele fazer inúmeras vezes para jantares de desenrasca depois de virmos todos da natação era este arroz de salsichas finalizado com passas e pinhões.
Demorava só 15/20 minutos a estar pronto e era feito na panela de pressão barulhenta que assobiava. Eu fascinada com a panela de pressão achava que era uma panela mágica que bastava colocar todos os ingredientes lá para dentro e não tínhamos de fazer quase nada!
Fica a receita como hoje em dia eu a faço. Tanto pode ser feita na panela de pressão ou no tacho (adorei fazê-la na panela de ferro). Já fiz em quase todo o tipo de tachos e a única coisa que altera mesmo é o tempo de confecção, sendo que a receita do arroz de salsichas fala por si e fica sempre deliciosa!
As couves podem variar! Costumávamos fazer com a que houvesse no frigorífico (Lombardo, coração, couves de Bruxelas, portuguesa…)
É só mesmo experimentarem qual a que funciona melhor para vocês
Ingredientes:
- 4 salsichas frescas
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- Couves de bruxelas, lombardo ou coração (qualquer uma fica bem)
- 1 cenoura
- 1 chávena de arroz
- 2 chávenas de água
- 1/2 chávena de vinho branco (opcional) – caso utilizes reduz um pouco a água.
- sultanas ou passas q.b.
- pinhões (opcional)
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
Preparação:
Fazer um refogado com azeite, cebola e louro.
Quando a cebola estiver translúcida adicionar as salsichas frescas inteiras e deixar cozinhar, virando-as para que cozinhem uniformemente. Retirar da panela, cortar em pedaços e voltar a adicionar.
Adicionar o vinho branco, a polpa de tomate, o arroz e a água.
Caso utilizes as couves de bruxelas basta corta-las ao meio. Caso utilizes outro tipo de couve basta cortar grosseiramente e adicionar.
Tapar a panela e deixar cozinhar com o lume no mínimo por 12 minutos aproximadamente. (até o arroz estar cozido e a água evaporar na totalidade)
Por fim misturar as sultanas e os pinhões e servir!
Vê aqui outras receitas que te podem interessar!
O que achaste desta receita?
Vê também o post aqui! E partilha connosco as tuas versões marcando-me no Facebook e Instagram.
Arroz de salsichas