Gosto bastante de sabores cítricos e esta tarte merengada é a sobremesa fresca, leve e ideal para os dias quentes que se avizinham
Vem o verão e o calor, e sabe sempre bem uma sobremesa fresquinha e docinha depois de uns belos grelhados!
Já fiz mil e uma versões de tarte merengada, mas esta foi a receita vencedora. O merengue não ficou destruído após umas horas no frigorífico (às vezes acontece começar a ganhar aquele líquido das claras), mas ficaram tão firmes, tão bem montadas que durou e durou!
Se estiveres a ver esta receita no inverno (que é realmente a altura dos limões em barda), não te acanhes porque esta tarte de limão merengada é óptima em qualquer ocasião do ano e acho que deves experimentar esta receita!
Ainda por cima, não tem glúten!
Ingredientes:
Base
- 8 c. de sopa de farinha de aveia
- 4 c. de sopa de farinha de coco
- 6 c. de sopa de manteiga derretida
- 1 pitada de sal
Curd de limão
- 4 ovos inteiros
- 4 gemas
- 4 c. de sopa de açúcar amarelo
- 3 limões (raspa e sumo)
- 4 c. de sopa de manteiga
Merengue
- 8 claras de ovo
- 6 c. de sopa de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de sumo de limão
Preparação:
Começar por juntar todos os ingredientes para a tarte de limão merengada da base numa taça e amassar até ter uma massa homogénea e areada.
Forrar a base de uma tarteira com papel vegetal e dispor a massa em cima. Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 6-8 minutos ou até as pontas estarem douradas. Retirar e deixar arrefecer na totalidade.
De seguida preparar o curd de limão. Numa panela juntar os ovos, as gemas, as raspas e sumo de limão. Misturar com o açúcar sem bater. Levar ao lume no mínimo e adicionar a manteiga em cubos pequenos. Mexer vigorosamente mas nunca bater até obter um creme. Retirar e deixar arrefecer à temperatura ambiente.
Quando todos os elementos arrefecerem começa a preparar o merengue.
Num robot de cozinha triturei o açúcar amarelo para fazer o merengue, mas se preferires podes utilizar açúcar branco normal.
Bater as claras em castelo com o sumo de limão e adicionar colher a colher o açúcar à medida que for ficando firme. Nunca parar de bater! Só quando as claras ficarem com um aspecto brilhante.
Por fim montar a tarte; colocar o curd de limão por cima da base e adicionar em cima o merengue.
Para adicionar o merengue utilizei uma colher de sopa e fui colocando camadas, fazendo um bico puxando o merengue para cima com a parte de trás da colher. Levar ao forno a 10 minutos a 200º. Abrir a porta do forno e esfriar um pouco lá dentro. Quando arrefecer levar ao frio para servir fresco!
Vê aqui outras receitas que te podem interessar!
O que achaste desta receita?
Vê também o post aqui! E partilha connosco as tuas versões marcando-me no Facebook e Instagram.
Tarte merengada