
Veio o corona-vírus, mas também uma data de padeiros… No meio da pandemia nasceu uma massa mãe e este pão de aveia de fermentação natural.
Durante a pandemia decidi criar uma massa mãe de raíz que deu origem a este pão de aveia de fermentação natural.
Juntei 50 ml de água filtrada com 50 gr de aveia e 1 colher de mel. Alimentei-a todos os dias como se de um filho se tratasse! Mudei de frasco algumas vezes e 1 dia antes de fazer pão voltei a adicionar uma colher de mel para ver se ela estava bem reactiva. Após 1 semana finalmente consegui tê-la pronta a utilizar e pus mãos à obra. Saiu este pão de aveia e farinha de arroz, que tem um sabor delicioso e aquela acidez típica do pão de fermentação lenta.
Em relação à massa mãe, ainda hei-de fazer um post sobre ela a explicar-vos tim tim por tim tim tudo o que fiz!
Agora vai ser fazer pão a toda a hora! O melhor de tudo, vou tornar-me padeira!
Ingredientes para o pão:
- 100gr de massa mãe
- 150gr de farinha de arroz
- 150gr de farinha de aveia
- 200gr de água filtrada
- 1 c. sopa de mel
- 1 c. sobremesa de sal
Processo para fazer o pão:
Juntar as farinhas, o sal e misturar bem. Juntar a água filtrada e o mel e incorporar com as farinhas. Amassar com as mãos para misturar tudo. Se necessário ajustar com um pouco mais de farinha para não colar. Colocar dentro de um recipiente de vidro, tapar com um pano e deixar dentro do forno desligado cerca de 12 horas.
Ao fim desse tempo, deverão aparecer bolhas de ar na massa, isso quer dizer que o pão estará pronto a ser assado. Eu usei uma panela de grés com tampa (poderá utilizar outro tipo de panela, desde que tenha tampa e seja própria para o forno). Colocar um papel vegetal e verter a massa para dentro da panela. Levar ao forno cerca de 20 minutos com tampa, e outros 20 sem a tampa. Deixar arrefecer pelo menos 1 hora antes de cortar (caso contrário a massa ainda estará elástica e irá desfazer-se).
Mas que boa aventura na cozinha!
Vê aqui outra receita de pão com massa mãe.
Agradeço todas as dicas à Ana Ruivo, que muita paciência teve para me aturar estes dias!
